TRABALHOS
Categoria
Comercial
Experiência de pré-venda em uma editora universitária
Autores: Tagiane Mai; Denise Garcia Bortolotto; Felipe Nunes Limas
Editora UFSM
Contato dos autores: tagiane.mai@ufsm.br, denise.bortolotto@ufsm.br ou editora@ufsm.br
​
Este trabalho objetiva apresentar a experiência de pré-venda de dois livros publicados pela Editora UFSM, destacando as principais dificuldades verificadas no processo e também os benefícios oriundos dessa experiência.
A Editora UFSM investe na divulgação da sua marca e dos seus títulos através de diversos tipos de ações, como feiras itinerantes e eventos em datas comemorativas, de âmbito regional e nacional, além de promoções com descontos na compra de livros, para pessoas físicas e jurídicas, e sorteios nas redes sociais. Também, apoia eventos institucionais e participa de alguns deles com seu estande, promovendo ainda cursos e palestras sobre oratória, produção editorial e redação científica.
Nesse cenário, a pré-venda foi uma estratégia inédita, adotada em 2019, visando aprimorar o relacionamento da Editora UFSM com seus autores e leitores, bem como melhorar as vendas.