TRABALHOS
Categoria
Comunicação e Marketing
Editoras Universitárias: acervo bibliográfico
Autora: Vanessa de Freitas Silva
Editora Fiocruz
Contato da autora: vanessa.freitas@fiocruz.br
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A pesquisa bibliográfica constitui-se num dos primeiros passos de qualquer pesquisador que inicia um trabalho acadêmico. Devido à grande disponibilidade de dados bibliográficos, especialmente com as plataformas digitais e a digitalização de conteúdos antes disponíveis apenas em formato impresso, essa tarefa pode se tornar bastante árdua. O presente estudo teve como objetivo a realização de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar publicações sobre editoras universitárias brasileiras e a disponibilização deste acervo em uma única plataforma digital. O propósito é facilitar o trabalho de pesquisadores e profissionais da área interessados no tema. Assim, em vez de procurarem por obras em diferentes bases de dados, eles encontrarão as referências num mesmo espaço. O estudo faz parte de pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, que tem as editoras universitárias e sua relação com a divulgação científica como objeto de pesquisa.
Canal da Editora Fiocruz no YouTube: divulgação de conhecimento científico em saúde em tempos de pandemia
Autora: Marcella Maria Monteiro Vieira
Editora Fiocruz
Contato da autora: marcella.vieira@fiocruz.br e marcella.vieira@gmail.com
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O trabalho tem como objetivo apresentar algumas das etapas de desenvolvimento e resultados do canal oficial da Editora Fiocruz no YouTube (youtube.com/editorafiocruz), nos anos 2020-2021. A criação do canal se constituiu em uma das principais atividades de comunicação e divulgação da Editora ao longo do período de pandemia da Covid-19. A partir de março/2020, a impossibilidade de realização de eventos presenciais para a divulgação e comercialização de livros fez com que a equipe de Marketing & Eventos e Assessoria de Comunicação da Editora Fiocruz buscasse, a partir de ferramentas digitais que vinham sendo amplamente utilizadas diante do contexto de distanciamento social, outras formas de divulgação das obras que viriam a ser lançadas. As profissionais de comunicação passaram a solicitar gravações de vídeos para autores/autoras com breves apresentações dos conteúdos dos novos livros, possibilitando o diálogo com os públicos da Editora e atraindo possíveis novos leitores.
Tá na mão: uma experiência da Editus - Editora da UESC com a publicação de livros no Instagram
Autoras: Rita Virgínia Alves Santos Argollo; Marina Oliveira Lucas Tavares; Sabrina Nascimento
Editus - Editora da UESC
Contato dos autores: editus@uesc.br
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O Tá na Mão foi criado no período de distanciamento social físico decorrente da pandemia de Covid-19, tendo como objetivo geral possibilitar o acesso a livros, de modo rápido e fácil, por meio de uma plataforma online, disponível no smartphone. Essa iniciativa teve como objetivos específicos proporcionar a experimentação de linguagem na produção editorial, oferecendo novos formatos para fruição do livro; adequar a editora ao contexto midiático contemporâneo; propor outros modos para que se possa fomentar ações em torno do livro e da leitura; colaborar para a formação de novos leitores; fornecer materiais para crianças que haviam sido obrigadas a ficar longe das escolas; facilitar o contato com livros para públicos que não têm intimidade com a leitura; reforçar o papel do livro e da leitura na formação dos indivíduos, oferecendo o produto de modo facilitado e lúdico; e valorizar as publicações e o papel das editoras universitárias no nosso país.
Produção de conteúdo de marketing pela Editora UFV: em busca de um modelo
Autor: Marcel Angelo
Editora UFV
Contato do autor: marcelhangelo@gmail.com
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Demonstrar as fases introdutórias do desenvolvimento de um modelo que visa à implementação de processos para a criação de conteúdos de marketing – valiosos e relevantes – orientados aos públicos a que se destinam as obras produzidas pela Editora UFV. Este é o objetivo central do presente trabalho, no qual se pretende, adicionalmente, reunir contribuições provenientes do campo técnico-teórico do branded content, tendo em vista a proposição de princípios fundamentados que subsidiem as atividades. Desse modo, busca-se estabelecer procedimentos e critérios norteadores para as ações, levando-se em consideração as particularidades da Editora UFV e seus segmentos prioritários. Com isso, por fim, o que se almeja é consolidar um posicionamento mercadológico-institucional por meio de iniciativas de branding que reforcem o papel da Editora UFV no âmbito didático-científico
Além dos Muros do IFRN: a experiência de um núcleo de prática profissional como estratégia para comunicação e marketing
Autores: Gabriela Raulino; Vanessa Trigueiro; Maria Clara Bezerra; Patrícia Mesquita e Rodrigo Pessoa
Editora IFRN
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O Projeto Além dos Muros do IFRN foi criado para desenvolver ferramentas e produtos, articulados sistemicamente, que viabilizem o aprimoramento da comunicação e o fortalecimento da imagem do IFRN, ampliando a reputação do Instituto frente aos públicos internos e externos e auxiliando na execução de sua missão institucional.
O projeto se operacionaliza em um trabalho multidimensional, envolvendo Comunicação Social, Ensino, Pesquisa e Extensão. No presente trabalho, vamos socializar a face desse projeto que vem contribuindo mais diretamente com o fortalecimento das ações de comunicação e marketing da Editora IFRN e de todos os outros eixos vinculados a sua coordenação, uma vez que tem se apresentado como uma eficiente estratégia para minimizar a histórica carência de recursos humanos no setor.
Pesquisa de público: uma importante ferramenta para mapear o comportamento do leitor
Autores: Gabriella Nair Figueiredo Noronha Pinto, Sofia Carvalho, Tainá Verona, Thales Santos, Anna Izabella Miranda Pereira, Camila Marques, Déborah Dietrich
Editora UEMG
Contato dos autores: editora@uemg.br
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A Editora UEMG atualmente trabalha com um catálogo digital e gratuito, com foco na divulgação on-line dos lançamentos. E, embora seja possível monitorar o acesso aos livros do catálogo e as métricas de interação nas redes sociais, deparamo-nos com a necessidade de compreender de modo mais aprofundado as preferências daqueles que consomem nosso conteúdo.
Assim, o objetivo da ação desenvolvida foi conhecer o público da Editora, para compreender quem consome nosso conteúdo e de que modo o faz. Com as informações obtidas, foi possível repensar como nossas produções são entregues e refletir acerca de formas mais eficientes de despertar o interesse do público leitor, além de ponderar métodos para ampliá-lo.