Trabalhos selecionados - 2025
O 7º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica busca promover reflexões, encontros e intercâmbios de saberes e práticas entre as casas editoriais de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, associados à ABEU
É um espaço destinado especialmente àqueles que, vivenciando o cotidiano da publicação acadêmica, desenvolvem estratégias inovadoras e produzem saberes que merecem ser compartilhados com os colegas.
Foram selecionados 6 trabalhos para apresentação oral presencial de no máximo 15 (quinze) minutos, incluídos na programação do evento. Posteriormente os autores poderão enviar à ABEU uma versão gravada (vídeo de até 15 minutos ou em PPT) a ser exposta no site do Seminário e no canal de YouTube da ABEU (se autorizado pelos autores) . Na impossibilidade de deslocamento dos autores até Caxias do Sul, a versão gravada será exposta aos participantes durante a realização do evento, com perguntas a serem enviadas, posteriormente, por e-mail. Nesse caso, a apresentação deverá ser enviada à secretaria da ABEU até 25 de abril.
Os demais trabalhos poderão ser apresentados em 2 formatos: em banner impresso, de 60cm X 80cm, a serem exibidos no saguão de entrada do auditório; ou em vídeo de até 15 minutos ou apresentação em Power Point, que ficarão disponíveis para visualização no site do Seminário e no canal de YouTube da ABEU, durante a semana do evento e posteriormente, se autorizado pelos autores. O envio do arquivo deverá ocorrer até 2 5 de abril para o e-mail secretaria.abeu@gmail.com.
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Conheça os trabalhos selecionados!
Apresentações Presenciais
06 de maio - das 11h às 12h
Divulgação dos produtos tecnológicos construídos nos Mestrados Profissionais da UFRB
Autores: Rosineide Pereira Mubarack Garcia; Joane Diogo Santos Sant’Ana; Antonio Vagno Santana Cardoso; Diogo Santos de Jesus; Emilly Hellen Almeida Chaves
UFRB
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A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB tem doze Programas Stricto Sensu, na modalidade Profissional, gerando demandas quanto à publicação e ampla divulgação para a sociedade sobre os resultados de pesquisas científicas, experiências, inovações tecnológicas, educacionais e culturais que são produzidas nesses Programas. Neste sentido, o objetivo deste artigo é compartilhar a política editorial dos produtos técnicos e tecnológicos desenvolvidos nos mestrados profissionais. A Editora da UFRB - EDUFRB em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Criação e Inovação - PPGCI publica o Edital n.º 01/2023 de apoio à publicação de produtos tecnológicos, tais como: guias, manuais, cartilhas, catálogos, relatórios técnicos e materiais paradidáticos.
Percepções da comunidade acadêmica sobre a Editora IFPB: um estudo de caso com usuários reais e potenciais
Autores: Ademar Gonçalves da Costa Junior; Maria Clara Santana Maroja; Tamires Ramalho de Sousa; Adino Saraiva Bandeira; Fabricio Vieira de Oliveira; Regina Araujo dos Anjos; Filipe Francilino de Sousa; Valmira Perucchi; Ian Perazzo da Nobrega Gurgel; Deyse Morgana das Neves Correia
IFPB
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A Editora IFPB tem como missão promover o conhecimento por meio da difusão de obras acadêmicas, científicas e culturais em acesso aberto, fortalecendo ensino, pesquisa e extensão. Criada em 2013, consolidou-se como agente essencial na publicação e no debate crítico, tanto no IFPB quanto em outras instituições. Para aprimorar suas ações, foi aplicado um questionário à comunidade acadêmica no segundo semestre de 2024, visando identificar o perfil dos usuários, avaliar percepções e satisfação, e mapear demandas para melhorias. As sugestões recebidas foram analisadas e incorporadas a um plano estratégico para 2025-2027. Este estudo apresenta os primeiros resultados dessa análise, destacando percepções da comunidade sobre a Editora IFPB e ações iniciais que podem servir como referência para outras editoras universitárias.
07 de maio - das 11h às 12h
A produção de obras em acesso aberto da Edufu, no período de 2021 a 2024
Autores: Heber Silveira Coimbra, Leonardo Alves Marcondes, Eduardo Moraes Warpechowski
UFU
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O objetivo desse trabalho é realizar um levantamento das obras em acesso aberto produzidos pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia - Edufu no período de 2021 – 2024, e verificar seu alcance, áreas contempladas e sua relevância no meio acadêmico, e, definir, brevemente, o papel das editoras universitárias para o acesso aberto, para então ver qual a contribuição da Edufu nesse contexto. O levantamento das obras será feito a partir dos processos no SEI-UFU e dados do Repositório Institucional UFU. Sobre o papel das Editoras Universitárias e da Edufu, a análise será realizada com pesquisa bibliográfica e pesquisa em documentos institucionais.
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Selo PUC+: uma iniciativa editorial de divulgação acadêmica entre Pontifícias
Luciano Aronne de Abreu; Felipe Gomberg; Tatiana Helich; Aline da Rosa Urbano
PUCRS e PUC-Rio
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O presente estudo propõe-se a refletir sobre o sentido e o papel das editoras universitárias na produção e difusão do conhecimento científico, tomando como referência a parceria editorial entre as PUCs do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro e a criação do selo PUC+, recentemente integrado pelas demais Universidades Pontifícias brasileiras: São Paulo, Campinas, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Em um contexto de ampla difusão de editoras e periódicos predatórios, que publicam trabalhos acadêmicos sem revisão, critérios ou avaliação de pares, entende-se que cabe às editoras universitárias garantirem a qualidade e idoneidade de suas publicações, de acordo com as melhores práticas de pesquisa científica, como no caso das obras publicadas pelo PUC+. Além disso, compete a elas ampliar essa produção, estreitando as relações entre as universidades e a sociedade, de modo geral, para o que também irá contribuir o selo PUC+, integrado por instituições comunitárias de diferentes regiões brasileiras.
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08 de maio - das 11h às 12h
Para além das imagens: a experiência da EdUEMG com descrições alternativas para a inclusão de leitores
Autores: Gabriella Nair Figueiredo Noronha Pinto; Antônio Ursine Magalhães de Andrade; Sofia Rodrigues Santos Carvalho; Thales Rodrigues dos Santos; Amanda Rabelo Chaves; Caroliny Procópio Lima; Laura Costa Machado
UEMG
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A Editora UEMG tem como um de seus objetivos a ampliação da acessibilidade de seus livros, para que a ciência possa atingir um público cada vez mais variado. Os títulos em ePub publicados no SciELO Livros desde 2023 já atendiam à maior parte dos requisitos de acessibilidade, como estrutura semântica, índice navegável e metadados, porém, ainda não possuíam descrições alternativas de imagens, gráficos e tabelas, impedindo a acessibilidade plena. A fim de viabilizar livros que pudessem ser inteiramente lidos com o auxílio de tecnologias assistivas, iniciou-se, em 2024, a elaboração das descrições alternativas. Essa ação foi viabilizada ainda dentro da parceria já existente com o SciELO Livros. Houve também a iniciativa de experimentar o uso de inteligência artificial generativa no âmbito editorial: os textos foram gerados pela equipe, com suporte do programa Copilot e, posteriormente, revisados pelos autores.
Criando um audiolivro com vozes neurais artificias (IA)
Autores: José Fernando Tavares e Juliana M. Tavares
Booknando
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Este projeto teve como principal objetivo adaptar o livro "Ser Mulher no Século XXI: Desafios, Direitos, Conquistas e Vivências" para o formato de audiolivro, utilizando tecnologia de inteligência artificial (IA). A hipótese inicial era que, ao disponibilizar o conteúdo nesse formato, seria possível ampliar significativamente o alcance do público-alvo, considerando a crescente popularidade e preferência pelo consumo de audiolivros. Ademais, buscou-se avaliar a viabilidade econômica e operacional do uso de vozes geradas por IA em comparação às gravações tradicionais com vozes humanas, visando acessibilidade tanto financeira quanto logística.
Apresentações por banner ou gravadas
A criação e a consolidação da Editora Unitins
Autora: Liliane Scarpin S. Storniolo
UNITINS
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A Unitins, desde sua criação teve um setor que era responsável por revisão, editoração e diagramação de materiais institucionais e didáticos. Porém, não havia visibilidade. Com a criação da Editora Unitins os horizontes foram ampliados e as pessoas começaram a “descobrir” que a Universidade produz e compartilha conhecimentos diversos por meio de pesquisas realizadas por professores e acadêmicos. Como meta principal da Editora está sua consolidação e fortalecimento institucional, por meio do reconhecimento de suas atividades como atividades fim da universidade. O principal foco é a divulgação do conhecimento produzido e o acesso amplo, tanto para a comunidade acadêmica, como para o público externo.
Impactos da Gestão Feminina na Universidade Federal do Piauí: um estudo de caso da Editora Universitária
Autoras: Olivia Cristina Perez; Jacqueline Lima Dourado
UFPI​
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Este trabalho tem como objetivo principal analisar os impactos da gestão feminina na Editora Universitária da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) sob a liderança da reitora nomeada em 2024. Especificamente, busca-se: (1) identificar as mudanças nos processos internos e políticas editoriais promovidas pela atual administração; (2) comparar as práticas de gestão da EDUFPI antes e depois da nomeação de mulheres em cargos de liderança; e (3) investigar como a presença feminina contribui para práticas institucionais mais equitativas, alinhadas às teorias sobre liderança e equidade de gênero no ambiente acadêmico.
Coleção Ciência Também é Vida: a democratização de conhecimento pelas Edições Uern
Autores: Francisco Fabiano de Freitas Mendes; Jacimária Fonseca de Medeiros
UERN
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Este texto tem como objetivo apresentar e discutir a importância da Coleção Ciência Também é Vida, a primeira iniciativa editorial na categoria coleção, da Editora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Eduern). A iniciativa representa um marco na democratização do conhecimento científico produzido pela comunidade acadêmica da instituição. A coleção visa tornar o discurso acadêmico mais acessível a um público amplo, promovendo o diálogo entre pesquisadores, estudantes e sociedade. Além de fortalecer a divulgação científica, a iniciativa busca destacar o papel da Eduern como agente fundamental na disseminação do conhecimento, estimulando a valorização da ciência em diferentes contextos, bem como reforçar a promoção das culturas da inovação, do empreendedorismo e das ações afirmativas e inclusivas. Também se pretende analisar o impacto da coleção na formação acadêmica e cidadã, enfatizando sua contribuição para a popularização da ciência e o incentivo ao pensamento crítico.
Relato e estudo de caso da recuperação da Editora UFSM no período pós-enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, em maio de 2024
Autora: Jéssica Dalcin da Silva
UFSM
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A preservação de exemplares de livros de maior valor estratégico é crucial para a recuperação financeira de editoras após eventos climáticos extremos. Essas obras, frequentemente best-sellers ou edições raras, possuem alta demanda e margem de lucro significativa, permitindo um retorno financeiro mais ágil. Além disso, garantem continuidade operacional ao atrair leitores e investidores, favorecendo a reestruturação no mercado editorial. A implementação de medidas preventivas, como armazenamento seguro, digitalização e planos de contingência, é essencial para mitigar perdas. Preservar esses títulos assegura que sirvam como base para a retomada econômica das instituições, fortalecendo sua sustentabilidade e competitividade no setor. Nesse contexto, é feito um apanhado de ações que têm mostrado bom resultados e que podem ser utilizados para análise e condução de iniciativas em outras situações futuras.
Edições universitárias na Região Nordeste: práticas editorias exercida por mulheres
Autoras: Susane Santos Barros; Flávia Rosa; Maíra de Souza Lima; Júlia Mariana Costa Carvalho
UFBA
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No âmbito da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) que possui 130 editoras filiadas, 60 delas são dirigidas por mulheres, tendo as Regiões Sul e Nordeste o maior número de gestoras. No Nordeste, das 33 editoras associadas à ABEU 18 têm como dirigentes mulheres e duas delas atuam também na diretoria da Associação, em nível nacional; e 15 são dirigidas por homens. A pesquisa busca compreender as práticas de edição em editoras universitárias públicas nordestinas e a atuação das mulheres nas que são atualmente geridas por elas, além de resgatar a memória histórica dessas editoras, destacando o papel das mulheres em suas estruturas organizacionais. Esta pesquisa dá continuidade ao trabalho desenvolvido inicialmente com editoras universitárias baianas.
UNIVALE Editora e a experiência da atividade UNI Publica: uma iniciativa que fomenta o interesse e a excelência na produção científica
Autores: Isis Carolina Garcia Bispo; Deborah Luísa Vieira dos Santos; Roberto Villela Filho; Rosilene Conceição Maciel
UNIVALE
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A iniciativa teve como principal objetivo capacitar a comunidade acadêmica, especialmente pesquisadores e estudantes, para a publicação e a disseminação de suas pesquisas. A ação visou não apenas melhorar a qualidade dos trabalhos submetidos, mas também promover práticas acadêmicas mais éticas e alinhadas aos padrões editoriais exigidos. O evento integrou a pré-programação do 22° Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Doce, contando com abordagens e temas adequados à missão e aos objetivos da instituição, com destaque para o compromisso com o desenvolvimento social da microrregião de Governador Valadares e a contribuição para o implemento de soluções que promovam transformações positivas nas realidades.
Ampliando o escopo de atuação de uma editora universitária: o caso da Editora Mackenzie
Autores: Sergio Silva Dantas; Jessica Dametta Cruz; Leticia Rocha Justino Sanches; Marcos Nepomuceno Duarte
Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Este artigo tem como objetivo apresentar a ampliação de escopo da Editora Mackenzie, que, para além de sua atuação na produção editorial de livros e periódicos acadêmicos, passou a ser também responsável pela produção de materiais digitais para os cursos de graduação a distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trata-se de um processo iniciado em 2024, a partir de uma reestruturação do organograma da Reitoria, no qual o antigo Centro de Educação a Distância, que abrangia todas as atividades relacionadas aos cursos educação a distância, deixou de existir e suas atividades foram repassadas para outros setores. Coube à Editora Mackenzie receber a equipe responsável pela produção dos materiais didáticos que compõem os ambientes virtuais de aprendizagem das disciplinas. A partir desse movimento, ajustes tiveram que ser feitos na estrutura de governança, processos e composição da equipe e do modelo de trabalho.
​Promoção da Comunicação Científica e da Ciência Aberta: a experiência de implantação de um Repositório Institucional na Universidade do Estado do Pará
Autores: Nilson Bezerra Neto; Rosilene Oliveira da Rocha; Selma Cristina Pereira de Oliveira
UEPA​
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O objetivo do presente texto é apresentar o processo de implantação do Repositório Institucional da Universidade do Estado do Pará (RIUEPA). Considerando a inserção do conceito de Ciência Aberta, objetiva-se explicar como essa abordagem interfere na produção e compartilhamento do conhecimento científico, tornando-o disponível e acessível. Para a criação das bases de dados que compõem o RIUEPA, foram estabelecidos objetivos como: atribuir profissionais para composição da equipe, relacionamentos com outras instituições e um plano de ação para viabilizar as atividades a serem desencadeadas. A metodologia proposta, seguindo-se o MASP, procura fazer a identificação do problema e apresentar alternativas diante das dificuldades que surgem durante o processo de implantação do repositório.
​Metadados sem barreiras: soluções abertas e sustentáveis para a gestão de livros em acesso aberto
Autores: Amanda Ramalho, Hannah Hillen, Toby Steiner
Thoth Open Metadata​
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Este trabalho explora como fluxos de trabalho abertos de metadados podem ajudar editoras a otimizar a gestão, distribuição e preservação de livros em acesso aberto. Ao utilizar infraestruturas abertas como o Thoth Open Metadata, editoras pequenas, lideradas por acadêmicos, universitárias e vinculadas a bibliotecas podem participar ativamente da cadeia global de fornecimento de livros, melhorando a descoberta e a acessibilidade de suas contribuições acadêmicas. Esta proposta tem como objetivos:
- Demonstrar como a gestão aberta de metadados melhora a visibilidade e acessibilidade de livros em acesso aberto.
- Apresentar fluxos de trabalho automatizados que otimizam a ingestão, o gerenciamento e distribuição de metadados.
- Mostrar como infraestruturas abertas como o Thoth Open Metadata facilitam a preservação em plataformas como Internet Archive, Zenodo e outras por meio da Thoth Open Archiving Network, garantindo sustentabilidade e acessibilidade às obras acadêmicas.
​Oficinas de produção escrita de livros científicos e didáticos
Cristina da Silva Cunha; Elisângela Santana dos Santos; Sandra Regina Soares
UNEB
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A OFICINA DE PRODUÇÃO ESCRITA DE LIVROS CIENTÍFICOS teve por objetivo conceitual possibilitar aos docentes, técnico-administrativos e egressos dos programas de pós-graduação da UNEB a compreensão da lógica própria dos livros científicos, os quais, sendo oriundos das teses ou dissertações, delas diferem estruturalmente; e, por objetivo procedimental, oferecer aos participantes orientação e apoio para a prática de transformarem suas teses ou dissertações em livros. A OFICINA DE PRODUÇÃO ESCRITA DE LIVROS DIDÁTICOS teve por objetivo conceitual promover a compreensão sobre a natureza e a especificidade do livro didático como guia de ensino em cursos de graduação, bem como orientar a produção escrita, no que tange tanto aos conteúdos essenciais do texto, quanto à forma e disposição desses conteúdos, a partir da lógica construtivista, de maneira que esse material venha a se tornar ferramenta de facilitação da aprendizagem e instrumento de suporte à prática pedagógica