Trabalhos selecionados - 2023
O 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica busca promover reflexões, encontros e intercâmbios de saberes e práticas entre as casas editoriais de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, associados à ABEU
É um espaço destinado especialmente àqueles que, vivenciando o cotidiano da publicação acadêmica, desenvolvem estratégias inovadoras e produzem saberes que merecem ser compartilhados com os colegas.
Conheça os trabalhos selecionados para apresentação oral e poster (presencial e digital)!
Apresentações orais
​
09 de maio - 08:45 às 10:00
A Editora IFPA (EdIFPA): desafios e êxitos na implantação e implementação de uma editora acadêmica na Amazônia
Autores: Raimundo Adalberto Pacheco de Pinho; Valéria dos Santos Dias; Ana Carolina Chagas Marçal; Jéssica Rejane Lima; Ana Paula Palheta Santana
Editora IFPA
​
O trabalho objetiva descrever, de forma sucinta, as principais etapas na implantação e implementação da EdIFPA. Apresentar os principais desafios na implantação e implementação da EdIFPA. Apresentar dados quantitativos e qualitativos da gestão da EdIFPA em seus primeiros 5 anos de implementação.
Design Editorial: o seu valor nos 30 anos da Edufba
Autores: Edson Nascimento Sales; Susane Barros; Flávia Rosa; Gabriela Nascimento
EDUFBA
​
A ênfase no desenvolvimento do projeto gráfico do livro e a definição de uma identidade visual ocorreu no contexto brasileiro para editoras comerciais a partir do início do século XX. Para editoras universitárias esse movimento começa a acontecer nos anos 1980. Durante muito tempo essas editoras atuaram sem ter critérios, objetivos, políticas editoriais definidas e sem preocupação com o design editorial. Quando passam a adotar avaliação por pares e a considerar o mercado no qual estão inseridas iniciam também um movimento agregador, que culmina na criação da Abeu, em agosto de 1987. Nesse contexto foi criada a Edufba, órgão que dialoga com todas as instâncias da UFBA, por ser responsável pela publicação e disseminação da sua produção científica, acadêmica e artística. O trabalho objetiva, através da evolução do design editorial dos livros produzidos, apresentar a trajetória da Edufba que completa três décadas de atuação neste ano de 2023.
A Criação da Coleção de Livros de Bolso "Textos Introdutórios da UFSM": Ensino e Pesquisa Voltados a Alunos e Professores de Graduação
Autores: Enéias Tavares; Gilberto Moraes, Tagiane Mai; Marta Gasparetto
Editora UFSM
​
O objetivo desta comunicação é apresentar a concepção, a produção e a criação da coleção de livros de bolso "Textos Introdutórios UFSM". A presente coleção - uma iniciativa da Editora da UFSM em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação da UFSM - tem por objetivo oportunizar uma publicação leve e instrutiva voltada a professores, alunos e leitores que desejam iniciar sua formação em uma área específica ou saber mais sobre disciplinas diversas. A coleção é voltada para alunos de primeiro e segundo semestres e sua autoria é assinada por professores que há anos têm ministrado disciplinas essenciais em seus respectivos cursos e áreas de atuação, numa ação que também visa a valorização do trabalho de docentes experientes e reconhecidos por seu ensino e pesquisa. Essa comunicação objetiva tratar de um projeto desde sua fase inicial - concepção e prospecção - até sua produção e lançamento no ano de 2023, convidando os ouvintes a refletirem sobre os vários estágios da produção editorial.
Apresentações por pôster
09 de maio - 14:00 às 15:00
Os trabalhos selecionados para apresentação por pôster poderão ser expostos presencialmente ou por meio de um vídeo, conforme registrado no Edital de Submissão. Os pôsteres impressos deverão ter as seguintes dimensões: 1m de largura e 1,2m de altura. Os pôsteres serão expostos no local do evento e os autores poderão interagir com os participantes, dirimindo dúvidas e apresentando detalhes.
A Agenda da Editora UFSM como estratégia de comunicação e marketing
Autoras: Tagiane Mai; Denise Garcia Bortolotto
Editora UFSM
​
Neste trabalho, objetivamos apresentar a Agenda da Editora UFSM, idealizada como publicação mensal que noticia os lançamentos, promoções, atividades culturais e outras novidades relacionadas ao setor. A agenda é distribuída gratuitamente entre docentes, discentes e técnicos da nossa instituição, bem como leitores, autores, distribuidores e livreiros de fora da UFSM. A cada mês, é privilegiada uma das oito grandes áreas/unidades de ensino da universidade, consoante nosso calendário anual de lançamentos. Como publicamos obras com temáticas diversas, sempre tivemos alguma dificuldade em atingir o público-alvo de cada publicação. Nesse sentido, a criação da agenda mensal da Editora UFSM favoreceu a organização do cronograma de divulgação das obras, bem como ajudou a delinear a agenda de eventos e promoções. Através da agenda, conseguimos planejar praticamente todas as nossas atividades de comunicação e marketing com base na área em destaque a cada mês.
​
Assista ao vídeo da apresentação:
Seminários anuais como alternativa para formação de autores e lançamentos de livros: o caso da Editora IFRN
Autores: Rodrigo Luiz Silva Pessoa; Gabriela Dalila Bezerra Raulino; Vanessa Paula Trigueiro Moura, Michelle Pinheiro Carvalho de Assis; Maria Clara Bezerra de Araújo
Editora IFRN
​
O objetivo deste trabalho é descrever e relatar a experiência com “Seminário da Editora IFRN”, o qual conta, atualmente, com duas edições realizadas em 2021 e 2022. O evento é anual e foi criado para solucionar uma demanda de realização de lançamentos de livros no formato online, para promover formação de autores e para fomentar o diálogo da comunidade com a Editora. No presente texto, serão relatados a metodologia, os resultados alcançados e os desafios encontrados na realização das duas primeiras edições do evento. A partilha dessa experiência se justifica como um meio para problematizar temáticas importantes como lançamentos de livros eletrônicos e formação de autores, abrindo espaços para troca de experiências, reflexões e, quem sabe, estabelecimento de rede para realizar edições ampliadas de seminários envolvendo mais de uma editora acadêmica ou universitária.
​
​
Assista ao vídeo da apresentação:
15 anos da Edições Uern: experiências e perspectivasl
Autores: Francisco Fabiano de Freitas Mendes; Jacimária Fonseca de Medeiros; Gabriela Mabel Alves Vieira
Editora UERN
​
Objetivo Geral: apresentar a Editora Universitária Edições Uern – Eduern ao conjunto das editoras universitárias brasileiras, com o intuito de discutir suas potencialidades e desafios à luz de experiências similares de novas editoras que não estão nos centros acadêmicos do país.
Objetivos específicos: registrar a trajetória da Eduern ao longo de 15 anos de efetiva implantação, mostrando os avanços e os desafios ainda a vencer; compartilhar as experiências de uma editora universitária sediada numa cidade interiorana do semiárido nordestino; discutir possibilidades de crescimento e avanços num cenário de afirmação.
Difusão do conhecimento científico no período pandêmico: a experiência da EDUFRB
Autores: Rosineide Pereira Mubarack Garcia; Joane Diogo Santos Sant’Ana; Antônio Vagno Santana Cardoso
EDUFRB
​
Este trabalho visa a apresentar as ações empreendidas pela Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – EDUFRB, com foco na difusão do conhecimento científico e nas ações estratégicas de parcerias intersetoriais da Universidade realizadas no período pandêmico da Covid-19, 2020 a 2022, visando a promoção, divulgação e fortalecimento da difusão de saberes, resultantes das atividades de ensino, pesquisa, extensão e ações afirmativas desenvolvidas no âmbito da UFRB, nos sete Centro de Ensino: Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB); Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC); Centro de Formação de Professores (CFP); Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL); Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) e Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS).
Projeto Livro Live
Autora: Jeanne Ferreira de Sousa da Silva
EDUEMA
​
Fortalecer e divulgar a pesquisa científica, inicialmente do período da pandemia da Covid-19, que apresentava uma consolidada e relevante produção nas mais diversas áreas do conhecimento e, posteriormente continuar a divulgação e aproximação de autores da EDUEMA com toda comunidade interna e externa da UEMA.